Atraso menstrual 7 motivos

Quantos dias é normal a menstruação atrasar?

Precisamos ter consciência que quando falamos de pessoas e corpos humanos, não somos iguais. Os nossos organismos não são iguais, o meu não é igual ao seu, o seu organismo não é igual a da sua prima, da sua amiga, da sua colega de trabalho.

Então, calcular dias exatos que uma menstruação pode atrasar não é adequado, porque cada organismo é de um jeito e responde a diferentes fatores de formas diferentes. Mas mesmo assim vamos lhe ajudar.

Primeiro:

O mais importante é você verificar se realmente está havendo um atraso na sua menstruação ou se por algum detalhe ocorreu uma contagem errada do ciclo menstrual, o que pode também ocorrer, com qualquer mulher.

Além disto, você deve observar se o episódio aconteceu apenas este mês ou se é repetitivo.

Quando a nossa menstruação atrasa a primeira coisa que pensamos é no risco de uma gravidez. Mas existem outros motivos que fazem a menstruação atrasar.

Leia também:

  • Menstruação: O Guia Completo
  • Como saber se estou grávida? Ginecologista explica

Deixo para você aqui 07 motivos mais comuns que podem atrasar a menstruação:

1) Adolescência

A adolescência pode atrasar a menstruação: nos primeiros anos que uma menina menstrua, seu ciclo menstrual não é considerado regular; aquele que vem de 28 em 28 dias, certinho.

Situações de atraso podem permanecer até a juventude quando o corpo adquire mais maturidade. Com mais idade achamos que a menstruação virá corretamente todo mês na mesma data, mas nem sempre é assim.

Nosso corpo sofre muitas influências internas e externas, e por isso, outros fatores também podem atrasar a menstruação.

Adolescência

2) Estresse

O estresse pode ser causado por vários motivos como trabalho em excesso, preocupações de um modo geral (contas a serem pagas, compromissos não cumpridos, preocupações com familiares, com saúde).

Tem também o estresse físico, e este pode ser causado por excesso de atividade física, sobrecarga de atividade física, entre outros.

3) Ansiedade

A ansiedade também pode ser desencadeada por motivos variados, por exemplo: um trabalho que tem que ser entregue, um encontro com parceiro(a) novo(a), uma viagem a fazer.

Ficar com preocupações com algo que irá acontecer pode gerar ansiedade e com isso alterar nossas emoções, assim refletindo em nosso corpo e causando atrasos menstruais.

4) Pílula anticoncepcional

Se você faz uso de pílula anticoncepcional preste atenção nisto. Quando fazemos uso dela nosso ciclo é de 28 dias certinho. Na cartela vem 21 comprimidos e fazemos intervalo de 07 dias entre uma

Se esquecemos de tomar um comprimido uma vez, nada pode acontecer, mas se isso se repete na mesma cartela ou em vários meses, nosso corpo pode se alterar e causar alterações na menstruação, ok?

Pílula anticoncepcional

5) Doenças

Algumas doenças como:

  • diabetes descompensada,
  • problemas na tireoide,
  • ovários policísticos,
  • miomas uterinos,
  • outros processos inflamatórios esporádicos (como uma infecção urinária, uma infecção ginecológica recorrente, uma infecção sexualmente transmissível).

todos podem levar o organismo ao estresse físico e atrasar a menstruação.

6) Alterações de peso corporal

Ganho de peso e a perda de peso também podem levar ao atraso menstrual.

Na verdade são os motivos que levam ao ganho de peso ou a perda de peso que são os responsáveis pela alteração do ciclo menstrual.

As pessoas sofrem alterações de ganho ou perda de peso por motivos emocionais, também por doenças associadas, as vezes por excesso de atividades, e inclusive por estresse.

7) Amamentação

Se você estiver amamentando, seu organismo e os órgãos que compõem o aparelho reprodutor se voltam para produção de leite e por isso ocorre a ausência da menstruação.

Neste caso também a menstruação sofrerá alteração.

Motivos do atraso menstrual

Bom, são vários os motivos que levam ao atraso menstrual, não existe uma única causa. Mas o mais importante é você conhecer o seu corpo para poder identificar o motivo que está levando ao atraso menstrual e resolver a situação.

Ficar nervosa e preocupada com a situação só atrapalhará ainda mais.

Atraso menstrual e cólicas

Você já teve cólicas menstruais? Já ouviu alguém que tem? Se já teve sabe exatamente o que eu estou lhe falando. Se não teve, provavelmente já ouviu uma amiga, uma irmã, ou alguém que já passou por cólicas.

As cólicas que podem ou não acompanhar os atrasos menstruais trazem muito desconforto.

Ainda bem que não é um fenômeno sentido por todas. A maioria de nós tem alívio das cólicas e das dores, com uso de medicamentos, de uso oral, indicado pelo profissional médico que nos acompanha.

Em alguns casos a dor é tão intensa que pode até causar vômitos e as vezes até ir ao hospital para medicar-se.

Por isso indico para você:

Tenha sempre um acompanhamento ginecológico, ele é importante, pois o profissional médico saberá identificar quando é uma cólica corriqueira e quando é necessário fazer uma investigação para conhecer os motivos que estão causando a cólica.

Quantos dias de atraso é considerado gravidez

Quantos dias de atraso é considerado gravidez

Não podemos determinar uma gravidez à partir apenas do atraso menstrual, é necessário a realização de exames complementares para isso.

Se a sua menstruação atrasou e você está preocupada que pode estar grávida, não passe mais minutos se preocupando, a melhor coisa a fazer é um exame e tirar logo a dúvida.

Os exames de sangue são mais precisos e identificam o estado gestacional já no início.

Você pode fazer em laboratório, solicitar em posto de saúde, ou direto ao seu médico que isso é fácil de providenciar.

Os exames de urina tem mais chances de ocorrerem um resultado “falso negativo” que é quando o resultado dá negativo, mas a mulher está grávida e ainda não tem em sua urina componentes para o exame identificar a gravidez.

Então sempre mais indicado os de sangue.

Atraso menstrual e corrimento branco

Você já observou sua vagina, já notou como você é, ou já leu algo sobre vagina?

A vagina é um órgão interno e úmido e por esta condição anatômica sempre temos um pouco de corrimento. Enquanto o corrimento estiver claro (branco), sem odor, nem coceiras e não manchando as peças íntimas, está normal.

Leia também: Vagina: O Guia Completo

Se você observar em você, que estas características se alteram, se começar a aparecer cheiros ou manchas na sua calcinha, pode estar indicando um processo ginecológico inflamatório (vulvovaginites) ou uma IST (infecções sexualmente transmissíveis) que se não forem tratadas podem levar a complicações e o atraso menstrual.

Uma ótima maneira de você se manter saudável é sempre observar o seu próprio corpo e, precisando, busque um profissional da área da saúde.

Atraso menstrual pode ocorrer por vários motivos. Se isto lhe acontecer, busque identificar a razão e aproveite este texto para lhe direcionar. Se você ainda estiver com dúvidas, fique a vontade para nos perguntar, estarei aqui para lhe ajudar, sempre que você precisar.

O post Atraso menstrual: 7 principais causas para a menstruação atrasar apareceu primeiro em Sexo Sem Dúvida.